Segunda Jornada Profissional do Colégio ICJ: Um Passo Decisivo na Formação dos Alunos

Entre os dias 27 e 29 de maio, o Colégio ICJ realizou a sua Segunda Jornada Profissional, um evento que contou com a presença de diversas e renomadas instituições de ensino superior. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos um aprofundamento no conhecimento de diversas carreiras, além de abrir horizontes para novas possibilidades profissionais. Durante os três dias de evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras e oficinas interativas que abordaram diferentes áreas do conhecimento.

A abertura do evento, no dia 27, foi marcada pela palestra “O que o mercado do futuro espera do aluno de hoje?”, ministrada pelo professor Leandro Cesar Diniz da Silva, da Newton Paiva. A palestra destacou as habilidades e competências que os futuros profissionais devem desenvolver para se destacarem em um mercado de trabalho em constante transformação. Em seguida, a Newton Paiva ofereceu três oficinas práticas: Veterinária: Conhecendo o coração do seu pet; Odontologia: Por dentro da odontologia; e TI: Tecnologia da Informação. Na parte da tarde, a Faculdade Ibmec apresentou uma palestra com o Coordenador de Engenharia de Produção, que abordou uma visão institucional e, em seguida, conduziu uma oficina prática com a utilização de uma impressora 3D. O dia encerrou com uma oficina de orientação de carreiras baseada em testes de soft skills, ajudando os alunos a identificar suas competências comportamentais.

O segundo dia foi dedicado à área de saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, que ofereceu cinco oficinas: Medicina: BLS (Suporte Básico de Vida); Enfermagem: Prevenção do uso abusivo de substâncias; Fisioterapia: Termografia como ferramenta de avaliação; Odontologia: Odontologia do esporte; e Psicologia: Autoconhecimento e escolha profissional. No período da tarde, a Universidade FUMEC ofereceu mais três oficinas em diferentes áreas: Ciências Aeronáuticas: Simulador de voo; Arquitetura e Urbanismo: Oficina de desenho; e Computação Gráfica: Suas fantasias e aplicação à computação gráfica.

O último dia da Jornada contou com duas oficinas promovidas pela PUC Minas: Computação: Utilizando o MIT App Inventor; e Odontologia: Sutura em odontologia. A Segunda Jornada Profissional do Colégio ICJ foi um verdadeiro momento de imersão em diversas carreiras. O evento não só proporcionou um aprofundamento em cursos já conhecidos, mas também expôs os alunos a novas possibilidades, essenciais em uma fase de exploração e construção de suas trajetórias profissionais. Essas experiências são de grande importância para os estudantes, pois permitem que eles vivenciem na prática as realidades de diferentes profissões, auxiliando na tomada de decisão sobre seu futuro acadêmico e profissional. Além disso, a orientação profissional personalizada oferecida pelo Colégio ICJ durante o evento ajuda os alunos a compreenderem melhor suas habilidades e interesses, guiando-os de maneira mais assertiva em suas escolhas.

O Colégio ICJ agradece imensamente a cada uma das faculdades e universidades parceiras por sua contribuição e dedicação em tornar esse projeto um sucesso. A colaboração de todas as instituições envolvidas foi fundamental para proporcionar uma experiência enriquecedora e transformadora aos nossos alunos.

Antonio Leonardo de Souza