A unidade robótica é formada a partir de quatro etapas e sistemas, estudados por disciplinas relacionadas à Matemática e à Física:
- Etapa de programação, normalmente, realizada com um computador
- Unidade de controle, que exige um processador
- Parte elétrica, composta por motores e sensores
- Parte mecânica, que possui engrenagens e outros componentes mecânicos.
– Matemática
Cálculos fundamentais são usados para construir robôs, braços robóticos e iniciar a construção do raciocínio lógico.
Porém, o mais comum é que os conceitos matemáticos sejam aprendidos com a ajuda ilustrativa das máquinas, permitindo a consolidação dos conhecimentos através de estímulos visuais.
É possível usar movimentos para explicar o conceito de ângulos e graus, ou sequências de comandos para desvendar o funcionamento dos algoritmos.
– Física
Assim como a Matemática, conceitos de Física se tornam bem mais interessantes e compreensíveis quando podem ser vistos em prática.
É o que ocorre no cálculo da força para arremessar um objeto ou da velocidade necessária para que um robô percorra determinada distância em um período específico.
Com o suporte da robótica, os alunos não precisam mais imaginar essas situações, presentes em muitos enunciados de exercícios de Física.
Eles podem testar hipóteses, conferindo a ação de forças como a gravidade.
– Elétrica
A construção de circuitos movimentados por eletricidade é outra possibilidade no estudo da robótica, aumentando o entendimento sobre o universo da elétrica.
Um exemplo simples é o uso de interruptores para ligar ou desligar uma função da máquina.
– Eletrônica
Ramo da Elétrica, se concentra nas aplicações de baixas correntes de energia elétrica para transmitir, processar e armazenar informações.
Aborda, então, conceitos essenciais para o funcionamento de usinas hidrelétricas, linhas de transmissão e sistemas de telecomunicação, além de circuitos presentes em computadores.
– Mecânica
A Mecânica é outra área da Física que tem relação com a construção de máquinas, pois estuda o movimento e o repouso dos corpos.
Tópicos como a força de atrito (que se opõe ao movimento), Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) são aprendidos de modo lúdico quando aplicados aos projetos.
Entram, aí, detalhes sobre velocidade e aceleração, entre outros.
– Programação
Embora a unidade robótica educativa não disponha de um computador ou outro dispositivo de programação em seu interior, ela depende de comandos programados para funcionar de maneira adequada.
E a disciplina fornece os saberes de que os estudantes precisam para escrever (em linguagem de programação) e testar um programa, a fim de gerar os movimentos planejados.