Maker
Maker
Projetos Maker
O espaço Maker do Colégio ICJ proporciona ao estudante um ambiente favorável para estimular novas ideias, criações, experimentações e descobertas. É um convite para “aprender fazendo” e desenvolver competências como: colaboração, empatia, criatividade e autonomia. Nesse espaço, o estudante é protagonista do próprio processo de aprendizagem.
A proposta faz parte do Projeto Pedagógico do Colégio e está inserida na grade curricular das turmas de 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. As opções podem ser escolhidas pelos próprios estudantes, sendo importante experimentar todas as opções oferecidas no Projeto Maker, ao longo do processo formativo, com o objetivo de vivenciar as diversas áreas do conhecimento.
Maker Científico
O Colégio ICJ oferece os seguintes Projeto Makers:
Maker Científico
A Gambiologia é a ciência que nasceu com a chamada “estética da gambiarra” e propõe a pesquisa e a prática de adaptação, criação e a transformação em arte de itens que iriam para o lixo. O objetivo é propor aos estudantes iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade, sensibilizando-os para a forma de pensar e agir em razão de um futuro sustentável, de analisar as ações de consumo consciente e de sustentabilidade.
Maker Comunicação
Maker de Comunicação
Criação de um ecossistema comunicativo a partir da teoria da educomunicação – método de ensino no qual a comunicação e a mídia, em geral, são usadas como elemento de educação. Nesse sentido, são abordadas diferentes formas de comunicação no ambiente digital, bem como no físico.
Maker Tecnológico
Maker Tecnológico
A elaboração de projetos de inteligência artificial é o principal foco desta opção. O objetivo é a construção e utilização de projetos e protótipos como instrumentos para promover uma aprendizagem proativa e investigativa, além do desenvolvimento de habilidades, como autoconhecimento, autonomia, cooperação, comunicação, pensamento científico e crítico, repertório cultural, cultura digital, empatia, responsabilidade e cidadania.
Maker Solidário
A disciplina “Maker Solidário” tem como objetivo principal desenvolver nos estudantes do 6º ao 8º Ano habilidades fundamentais de solidariedade, empatia e cooperação, incentivando a criação de soluções práticas voltadas para as necessidades de pessoas menos favorecidas. Alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao conceito de sujeito global, uma disciplina que promove o protagonismo juvenil por meio de projetos que unem tecnologia, inovação e impacto social.
A metodologia da disciplina será pautada em atividades práticas, workshops colaborativos e desenvolvimento de protótipos com base na cultura maker. Além disso, serão promovidas reflexões sobre direitos humanos, inclusão social e sustentabilidade, sempre com foco na construção de soluções que gerem transformações positivas.