Projeto Institucional – Construindo Pontes

É com grande satisfação que apresentamos o Projeto Institucional Construindo Pontes do Colégio ICJ. Esse projeto surgiu a partir da experiência da Orientação Educacional no chão de nossa escola, a qual nos permitiu refletir acerca de demandas socioemocionais de nossos estudantes. Estudos desenvolvidos pelas áreas da Neurociências e das Teorias de Currículos indicam que essas demandas impactam grandemente nos aspectos acadêmicos dos estudantes.

Além disso, sabemos que a aprendizagem verdadeira não acontece de maneira dissociada das questões emocionais dos sujeitos. Sendo assim, o Colégio ICJ, que tem como principal valor a Educação com Amor, agrega com alegria e entusiasmo ao nosso cotidiano escolar ações que visam “contribuir para a formação integral do indivíduo e para o aperfeiçoamento da sociedade em que vive, por meio do incentivo à pesquisa e aos valores humanos, éticos e morais,
possibilitando ao aluno o fortalecimento dos princípios da livre iniciativa e da prática democrática”, conforme prega a nossa missão.

SOBRE O PROJETO…

A correria do mundo atual, o egocentrismo e o pouco exercício da empatia têm levado as pessoas a construírem muros. Muros separam, isolam e impedem que vejamos o “outro lado”. Já as pontes têm por objetivo ligar um lugar ao outro, diminuir distâncias, superar desafios. Na perspectiva da engenharia, é mais difícil construir pontes do que muros; por isso, há a exigência de um planejamento complexo que contempla o envolvimento de várias pessoas, materiais diversos e, principalmente, saber o “lugar” que se quer chegar. Na analogia que estamos utilizando, esse “lugar” é o do respeito que leva a afetos positivos que nortearão a busca pelo sucesso de nossos estudantes.

No cenário educacional contemporâneo, reconhecemos a importância de promover não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e social dos estudantes. Nesse contexto, o objetivo primordial do projeto CONSTRUINDO PONTES é o de estabelecermos uma cultura de convivência fundamentada no respeito
mútuo. Abaixo, os elementos que justificam a implementação deste projeto:

Desenvolvimento Integral

O aprendizado vai além dos conteúdos curriculares tradicionais. Buscamos proporcionar aos nossos alunos uma formação integral, incluindo aspectos emocionais e sociais. Ao investir em habilidades socioemocionais, contribuímos para a construção de indivíduos mais equilibrados e preparados para enfrentar os desafios da vida.

Melhoria no Clima Escolar

Um ambiente escolar saudável e acolhedor é fundamental para o sucesso educacional. Ao promover o respeito como valor central, pretendemos criar um clima favorável à aprendizagem, onde cada aluno se sinta seguro e motivado a participar ativamente do processo educacional.

Redução de Conflitos

A educação socioemocional tem o poder de equipar os alunos com ferramentas para lidar eficazmente com conflitos e desafios interpessoais. Ao desenvolver a empatia e a comunicação positiva, visamos reduzir situações de conflito, promovendo relações mais saudáveis entre os membros da comunidade escolar.

Informação, Prevenção e Combate ao Bullying

É importante ter consciência de que as práticas de bullying vão contra os direitos fundamentais previstos na constituição brasileira e, por isso, devem ser combatidas por todos. Além da constituição, outras legislações tratam o tema e determinam punições proporcionais aos atos, como o Código Civil, o Código Penal e o Código do Consumidor. O prejuízo para crianças e adolescentes afeta sua qualidade de vida e sua produtividade. Informar a comunidade sobre o que é o bullying e suas consequências e atuar nos casos localizados são medidas importantes que podem melhorar o acolhimento de nossos estudantes.

Preparação para a Vida

Reconhecemos que as habilidades socioemocionais são essenciais para o sucesso, não apenas na esfera acadêmica, mas também ao longo da vida. Ao investir nesse aspecto da formação, estamos preparando nossos alunos para enfrentar as complexidades do mundo real, capacitando-os a construir relações interpessoais sólidas e a lidar com os desafios do século XXI.

Contribuição para a Sociedade

Ao cultivar uma cultura de respeito, nossa instituição não apenas forma estudantes competentes, mas também cidadãos conscientes e responsáveis. Acreditamos que, ao promover valores como o respeito, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Em síntese, a implementação do projeto CONSTRUINDO PONTES em nossa escola não apenas atende às demandas contemporâneas da Educação, mas também reflete nosso
compromisso em formar indivíduos completos, capazes de contribuir positivamente para a sociedade. Estamos convictos de que essa iniciativa não apenas enriquecerá a experiência educacional de nossos alunos, mas também promoverá uma transformação positiva em nosso ambiente escolar e, por extensão, na comunidade em que estamos inseridos.

METODOLOGIA

Em sala de aula, para não suprimirmos tempo de aula e os objetivos de aprendizagem para cada disciplina, isto é, incidir sobre o currículo formal que precisamos vencer, os textos motivadores das disciplinas de Linguagens e de Ciências Humanas poderão versar sobre as temáticas dos desafios da contemporaneidade e de convivência humana. Esta é uma forma de aplicar em nosso cotidiano questões para pensar a atualidade sem prejuízo do currículo. Além
disso, nossos estudantes terão momentos de discussão com as orientadoras educacionais para compreender e, se necessário, melhorar o clima escolar. O envolvimento das famílias nesse projeto também é de crucial importância para que as nossas pontes sejam construídas, por isso, conforme informarmos em comunicado enviado no dia 01/03/2024, convidaremos as famílias a realizarem pequenos momentos de interação com seus filhos. Esse movimento é muito importante, pois é por meio do alinhamento de narrativas que conseguiremos firmar para esses
sujeitos em desenvolvimento a importância de valores humanos tão necessários ao nosso mundo atual.

DESENVOLVIMENTO

Em respeito às etapas de desenvolvimento de nossos estudantes, bem como as características dos segmentos educacionais, a estruturação dos objetivos de cada uma das atividades a serem desenvolvidas obedecerá à seguinte organização (de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC):

Educação Infantil :

* Reconhecimento das emoções (alegria, tristeza, medo, raiva, etc.);
* Promoção de estratégias de autorregulação.

EF – Anos Iniciais

* Fortalecimento da identidade pessoal;
* Reconhecimento da influência das emoções no desenvolvimento da personalidade e aplicação em ações do cotidiano.

EF – Anos Finais

* Investimento no senso de cooperação e incentivo para atuação em prol do bem-estar coletivo;
* Reflexões sobre o papel social do adolescente;
* Saúde mental;
* Comunicação assertiva.

Ensino Médio

* projeto de vida.

Esperamos que nossas pontes sejam construídas de modo que nossos estudantes tenham sucesso em suas vidas, sendo referências positivas por onde quer que passem.

orientadoras educacionais,
Mirene Amoroso e Pollyanna Souza.