Em 2017, o professor de História do Colégio ICJ, Frederico Silva, desenvolveu com as turmas de 8º ano o inovador projeto “Diário de Bordo”.
A ideia era discutir com os alunos a natureza da produção historiográfica e propor que eles contassem suas próprias vivências. A novidade é que o diário no qual registrariam seus relatos seria diferente, um diário web.
Para confeccioná-lo, Frederico ensinou às turmas um pouco de programação unindo a história às tecnologias computacionais.
No final do ano, foram criadas páginas com narrações e imagens de algumas atividades do Colégio, como a viagem a Petrópolis, a Festa Junina, a Mostra Científica e Tecnológica, a visita técnica ao museu de morfologia da UFMG e a participação do time de Handebol feminino do ICJ nos Jogos Escolares de Belo Horizonte.
Assim, os alunos se tornaram protagonistas de suas histórias e produtores de tecnologia.
As páginas foram ao ar hoje, dia 02/03. Para visualizá-las, acesse:
8ºA
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8A/8A-AACCLR/
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8A/8A-ACILMP/
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8A/8A-AHILMS/
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8A/8A-APLLRR/
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8A/8A-CFGLPS/
8ºB
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8B/8B-AMMKS/
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8B/8B-CCACLE/
http://www.colegioicj.com.br/diario-de-bordo/8B/8B-FGJLLT/