O Programa de Educação Bilíngue do Colégio ICJ que iniciou-se em 2017, com implantação gradativa, da Educação Infantil até a conclusão do Ensino Fundamental (9º ano), adota o material didático de Cambridge University Press, uma das maiores editoras da língua inglesa.
Na Educação Infantil – 1º e 2º períodos – o bilinguismo é desenvolvido em 2 horas diárias de atividades. O projeto de construção da linguagem ouvida e falada, assim como a formação humana, é baseado em conteúdos interdisciplinares, desenvolvidos em um ambiente de sala de aula temática que propicia a ampla absorção da língua inglesa de forma divertida e natural. A partir de 2022 o projeto vem sendo desenvolvido também nas aulas de musicalização e teatro, o que tem favorecido o aprendizado da língua.
Já no Ensino Fundamental – 1º aos 9º anos – a educação bilíngue promove a aproximação do aluno com o idioma inglês através de 4 horas/aula semanais com conteúdos que vão além do ensino técnico da língua. O aprendizado está relacionado também aos 4 Pilares da Educação do Século XXI (UNESCO) que ampliam a visão de mundo dos estudantes desenvolvendo suas habilidades e competências.
Os 4 pilares da Unesco estão focados em conhecer, fazer, conviver e ser. Não basta apenas focar no ensino de conteúdos pragmáticos, é necessário criar consciência crítica e trabalhar os campos emocionais e artísticos do aluno também. Isso é feito através da compreensão sobre cidadania e o seu papel no mundo, consciência de direitos e deveres, capacidade da resolução de problemas, pluralidade de pensamentos, hábitos saudáveis para o corpo e mente, domínio da comunicação oral e escrita, interpretação de texto e criatividade e liberdade de expressão. Nosso programa prevê que as atividades sejam elaboradas para que esses pilares sejam desenvolvidos durante as 4 aulas de Inglês semanais.
Nossa metodologia trabalha com a imersão do aluno em uma segunda língua, por meio de vivência, de atividades rotineiras e temas do interesse dos alunos, dispensando um formato engessado de aprendizagem. O conhecimento é compartilhado de maneira espontânea e divertida, por meio de projetos que englobam contação de histórias com fantoches, brinquedos e materiais não estruturados, música, jogos, brincadeiras, culinária e atividades artísticas que desenvolvem o aluno, além da linguagem, habilidades cognitivas, criativas e interativas.
A proposta é ensinar o aluno a compreender e pensar na língua desde pequeno. A grande riqueza do material usado permite que ele toque, brinque e visualize o que está sendo falado, sem a necessidade da tradução. Estruturas e conteúdo são contextualizados e, como consequência dessa exposição natural ao idioma, ele passa a usar o inglês, por exemplo, ao se comunicar.
Nesse contexto os alunos são introduzidos em um ambiente que utiliza as duas línguas, fazendo com que o processo não seja mecânico e cheio de regras, e sim o mais natural e orgânico possível. Além disso, desenvolvem competências mais amplas do que apenas falar, ler e escrever na segunda língua, como o pensamento crítico e a habilidade de se socializar de forma natural em dois idiomas
O ideal é que o processo aconteça natural e gradativamente, como acontece com a língua materna: primeiro o aluno compreende o que está sendo dito a ele e segue comandos, depois passa a falar palavras soltas e, posteriormente, passa a acrescentar palavras que conhece em frases completas. Inicialmente, o aluno usa “frases feitas” na segunda língua para, depois, passar a produzir naturalmente. E somente após ser bastante exposto à linguagem oral, ele passa a aprender a ler e escrever (no Fundamental I).
Para a melhor interação dos alunos temos a sala temática de Inglês que proporciona a exposição ao idioma sem que esteja inserida no contexto habitual de uma sala de aula convencional.