O aulão de Redação, História e Sociologia com tema “Estratificação e mobilidade social”, que ocorreu na última quarta-feira 15, foi ministrado pelas professoras Érika Martins e Cíntia Combat. Um dos objetivos da atividade é ampliar o repertório dos estudantes acerca de variados assuntos e prepará-los para uma boa argumentação e análise, além de obtenção de conhecimento geral.
Destinado aos alunos do Ensino Médio, foram abordados 24 temas de relevância, nos quais os alunos podem usar os conceitos da Sociologia sobre Mobilidade e Estratificação Social. Além das teorias de Max Weber e Karl Marx, ainda estudaram os Artigos 3º, 5º e 6º da Constituição, que são repertórios associados aos direitos fundamentais de todos os brasileiros.
Os alunos aprenderam a aplicar conceitos como equidade, igualdade, isonomia, população economicamente ativa, estratificação social, condições análogas à escravidão, direito de moradia, controle social, entre outros. A aula foi assistida por mais de 50 alunos e teve a participação das professoras Rejane e Andrea Viola, como ouvintes.
A estudante Lara Gontijo, da 2ª série EM, conta que adorou participar do aulão, sendo essa uma experiência muito rica. Ela acredita que esse tipo de aula é essencial para complementar os conhecimentos dos alunos, ainda mais quando atrela-se vários conteúdos. Segundo ela, esses projetos “ajudam muito para tornar meu repertório e meus textos mais engajados, além de ser uma forma mais dinâmica e divertida, já que as duas professoras são ótimas e tornam as coisas mais fáceis de entender”.
Luísa Viola, da 1ª série EM, considerou o aulão muito informativo. Ela nos diz que as professoras souberam dinamizar bem os conteúdos, para que não ficasse cansativo, mesmo que com vários temas abordados.