Precisamos falar sobre bullying e cyberbullying

Na última semana, as alunas Aline Couto e Izabela Perez, do 1º ano do Ensino Médio, foram às salas das turmas de 6º ano para conversarem sobre bullying e cyberbullying, práticas que consistem em um conjunto de violências, sejam elas físicas, verbais e/ou psicológicas e que se repetem por um período, sejam elas na vida real ou virtual. As alunas fizeram a ação para atuar no projeto desenvolvido pelo colégio para a prevenção do bullying, realizado pela Orientação Educacional.

Com uma proposta didática, em que os estudantes do 6º ano também participavam ativamente do assunto, Aline e Izabela explicaram os três personagens principais de toda essa situação. O agressor, quem comete a violência, a vítima, quem sofre a agressão e a testemunha, que observa o que está acontecendo. Esta última pode mudar a situação com mais eficiência, ao não incentivar o agressor em seus atos e procurar ajuda para a vítima, que raramente fala com alguém sobre o que está acontecendo.

Divididos em grupos, os alunos jogaram um jogo de tabuleiro que mostrava os lados negativos de se cometer o bullying e as consequências que ambos os lados podem sofrer. A luta contra o bullying é uma política pública de educação e busca erradicar este ato, por meio de campanhas, diálogo e capacitação de profissionais.

Para ver as fotos, acesse nosso Flickr:

dc7dcb96-c870-4fac-b062-804e2cdb9a11