Palestra “Mercado de Trabalho e Soft Skills” com Professora Aleika Magalhães

No dia 04 de junho, terça-feira, o Colégio ICJ teve a honra de receber a professora Aleika Magalhães, da Faculdade Newton Paiva, para uma enriquecedora palestra sobre o tema “Mercado de Trabalho e Soft Skills”. O evento, que faz parte da aula de Repertório Sócio-Cultural realizada semanalmente nas tardes de terça-feira, reuniu os alunos da terceira série do Ensino Médio em um ambiente de aprendizado e reflexão.

A professora Aleika abordou uma série de tópicos cruciais para o entendimento das demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Entre os principais pontos discutidos estavam as carreiras não lineares, a velocidade das mudanças no contexto atual, e as mudanças nas tendências da educação frente à influência digital. Ela destacou a importância das novas competências necessárias para os dias de hoje, enfatizando tanto as habilidades técnicas quanto as soft skills.

Um dos pontos altos da palestra foi a reflexão sobre a frase: “O mercado contrata pelo currículo, mas demite por causa do comportamento”. Com essa afirmação, a professora Aleika ressaltou a importância das soft skills, que englobam aspectos emocionais, psicológicos e comportamentais, como autoconhecimento, autorregulação e gestão de sentimentos e emoções.

A professora explicou que, em um mundo cada vez mais tecnológico, as relações interpessoais ganham ainda mais relevância. As soft skills, segundo ela, são fundamentais para a convivência e o sucesso profissional, pois ajudam na administração das emoções e na capacidade de se adaptar e colaborar em equipe.

Os alunos, provocados pelo tema, participaram ativamente da palestra. Eles fizeram perguntas e mostraram grande interesse, refletindo sobre suas próprias carreiras e atitudes no momento presente. Essa interação demonstrou o quanto o tema é relevante e necessário para a formação dos futuros profissionais.

A palestra da professora Aleika Magalhães foi um verdadeiro convite à reflexão e ao desenvolvimento pessoal. Este momento é um dos vários que reforçam o compromisso do Colégio ICJ em oferecer uma formação integral que vá além do conhecimento técnico, promovendo o crescimento emocional e comportamental de seus alunos.

Antonio Leonardo de Souza

Professor