Palestra de Nutrição: Alimentação e Qualidade de Vida em Foco

No dia 2 de julho, o Colégio ICJ teve o privilégio de receber a Dra. Cristiane de Oliveira Lopes, nutricionista e professora da Faculdade Faminas, para uma palestra enriquecedora sobre nutrição e sua influência na vida dos estudantes. A palestra proporcionou uma valiosa oportunidade para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre alimentação e adotarem hábitos mais saudáveis no cotidiano.

A Dra. Cristiane iniciou a palestra destacando a importância de uma alimentação equilibrada e como ela impacta diretamente a qualidade de vida. Ela incentivou os alunos a refletirem sobre seus próprios hábitos alimentares e a considerarem mudanças que possam trazer benefícios à saúde. Ao longo da palestra, a nutricionista forneceu orientações práticas sobre como adotar uma dieta balanceada, ressaltando a importância da qualidade da alimentação.

Um dos pontos altos da apresentação foi a desmistificação de vários mitos populares relacionados à alimentação. Ela apresentou estudos científicos que comprovam a veracidade ou a falta de fundamento dessas crenças, ajudando os alunos a distinguir entre informação confiável e mitos infundados.

A palestra também destacou como a alimentação adequada pode influenciar o desempenho acadêmico e a energia dos estudantes. Dra. Cristiane enfatizou que uma dieta rica em nutrientes essenciais contribui para a concentração, o raciocínio e a disposição no dia a dia escolar. Ela forneceu dicas práticas sobre como incorporar alimentos nutritivos nas refeições diárias, mesmo com a rotina agitada dos estudantes.

Outro tema abordado foi a questão da rotulagem de produtos alimentícios. A Dra. Cristiane explicou como a legislação atual exige que os rótulos dos alimentos forneçam informações claras sobre os teores de açúcar, sódio e gorduras. Ela destacou a importância de os consumidores estarem atentos a essas informações ao escolherem os produtos que irão consumir, enfatizando a necessidade de optar por opções mais saudáveis e menos processadas.

A palestra proporcionou um momento de aprendizado valioso, destacando a importância da educação nutricional e do cuidado com a saúde desde a juventude.