Palestra “Carreiras do Futuro” ajuda a refletir sobre as escolhas de hoje

Hoje, 25 de junho de 2024, os estudantes da terceira série do Colégio ICJ tiveram a oportunidade de mergulhar nas profissões emergentes e das habilidades essenciais para o futuro durante a palestra “Carreiras do Futuro”. Ministrada por Rafael Martins Ronqui, diretor de MBA, coordenador acadêmico da FIAP, a apresentação trouxe reflexões sobre as transformações do mercado de trabalho e as oportunidades que surgem com as novas demandas tecnológicas e sociais.

Rafael Ronqui destacou a revolução digital e sua influência em diversas profissões. Ele explorou como tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (RV), estão moldando o futuro do trabalho. Exemplos práticos mostraram que áreas como a tecnologia da informação e a saúde estão em constante evolução, demandando novos conhecimentos e competências.

A palestra também abordou as carreiras que estarão em alta demanda nos próximos anos. Setores como Tecnologia da Informação, Saúde, Sustentabilidade e Educação foram destacados como áreas com grande potencial de crescimento. Rafael Ronqui ressaltou a importância de os estudantes estarem atentos às tendências do mercado e se prepararem para as oportunidades que estão por vir.

Além das habilidades técnicas e digitais, Ronqui enfatizou a importância das competências interpessoais, como comunicação e trabalho em equipe. Ele destacou que a criatividade e o pensamento crítico serão diferenciais importantes no ambiente de trabalho futuro.

A palestra foi concluída com orientações sobre como os estudantes podem planejar suas carreiras de forma eficaz. Ronqui incentivou os alunos a explorarem seus interesses e talentos pessoais e a buscarem carreiras compatíveis com seus desejos e habilidades. Ele também enfatizou a importância do networking e da construção de uma rede de contatos.

A palestra “Carreiras do Futuro” proporcionou aos estudantes da terceira série uma visão abrangente sobre as mudanças no mercado de trabalho e as oportunidades emergentes. Foi um momento de refletir com seriedade sobre o futuro profissional e as transformações do mercado de trabalho para fazer constantemente escolhas mais acertadas.

Antonio Leonardo