Palestra Aborda o Bullying e o Cyberbullying em Aula de Repertório Cultural

Hoje, 18 de junho, os alunos do 1º e 3º Ano do Ensino Médio do Colégio ICJ tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre bullying e cyberbullying, realizada durante a aula de Repertório Cultural. O evento contou com a participação da psicóloga Marley Marques, da Faculdade Newton Paiva, que trouxe à tona questões cruciais sobre esses temas contemporâneos e de grande relevância para a juventude.

Marley Marques, psicóloga clínica e educacional, com ampla experiência em gestão de conflitos e mediação comunitária, é atualmente supervisora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp) da Newton Paiva e pós-graduanda em Psicopedagogia. Sua formação e atuação destacam-se pelo engajamento em questões de justiça restaurativa e combate à violência escolar, o que proporcionou uma perspectiva aprofundada e técnica sobre o bullying e suas manifestações no ambiente escolar e virtual​​.

Durante a palestra, Marley apresentou um panorama abrangente sobre o bullying, destacando suas características principais: agressões intencionais e repetitivas, realizadas por um ou mais indivíduos contra uma ou mais vítimas, com uma clara assimetria de poder. Ela explicou que o bullying não é um fenômeno recente, citando que desde 1857, com a publicação do livro “Tom Brown’s School Days” de Thomas Hughes, já se relatavam situações de perseguição e agressão em ambientes educacionais​​.

Além de abordar o bullying tradicional, Marley Marques deu ênfase especial ao cyberbullying, uma forma de violência que ocorre por meio de tecnologias digitais, como redes sociais, plataformas de mensagens e celulares. Ela destacou os aspectos que tornam o cyberbullying ainda mais perigoso que o bullying convencional: o alcance ilimitado, a possibilidade de anonimato do agressor e a frequência contínua dos ataques, que podem ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, sem que a vítima tenha controle sobre a situação​​.

Marley alertou sobre as graves consequências emocionais do cyberbullying, que incluem ansiedade, depressão e, em casos mais severos, ideação suicida. Ela enfatizou a importância de uma abordagem sistemática e educativa para prevenir e combater essas práticas, envolvendo pais, educadores e a comunidade escolar como um todo​​.

Marley concluiu a palestra abordando a recente Lei nº 14.811 de 2024, que tipifica o bullying e o cyberbullying como crimes passíveis de penalidades severas, incluindo multas e reclusão para os agressores. Esta lei reforça a responsabilidade das instituições educacionais e dos responsáveis legais em implementar medidas de conscientização e combate a essas práticas​​.

A palestra foi um importante momento de reflexão sobre a luta contra o bullying e o cyberbullying. A iniciativa reforça o compromisso do colégio em promover a ampliação de repertório sociocultural dos alunos e também um ambiente educacional seguro e respeitoso para todos.

Antonio Leonardo