Entrevista com o Professor de Matemática, Bruno Freitas.

Bruno Freitas, professor de matemática e educação financeira no colégio ICJ lançou o ebook “A Matemática dos Investimentos Financeiros no Ensino Médio”. Para celebrarmos essa conquista, preparamos uma entrevista com o Bruno, confira: 

 

ICJ: Poderia nos contar um pouco sobre o que trata o livro?

Bruno: O “A Matemática dos Investimentos Financeiros no Ensino Médioé um livro digital, com distribuição gratuita, destinado ao professor(a) de Matemática que deseja trabalhar a temática Investimentos Financeiros em suas aulas. Sobre essa temática, construímos uma sequência de aulas voltada aos alunos de Ensino Médio, abordando assuntos relativos à Matemática Financeira, aos conceitos do mercado financeiro, às principais modalidades de investimento (Renda Fixa e Renda Variável) e às orientações iniciais sobre como começar a investir e como calcular rendimentos. 

A sequência é composta por quatro capítulos, a saber: 

  • Capítulo 1 – Taxa de Juros e o Mercado Financeiro; 
  • Capítulo 2 – Investimentos de Renda Fixa: Poupança e Tesouro Direto; 
  • Capítulo 3 – Investimentos em Renda Fixa Privada: CDB, LCI e LCA e; 
  • Capítulo 4 – Renda Variável. 

A sequência didática em voga traz reflexões acerca dos conceitos do mercado financeiro, das principais modalidades de investimento e das orientações sobre como começar a investir e como calcular rendimentos. Com conduções que destacam o protagonismo discente e o papel mediador do professor de Matemática, o material promove discussões relevantes à Educação Financeira dos participantes, além de desenvolver neles as competências estabelecidas pela BNCC. 

ICJ: O que te motivou a escrever esse livro?

Bruno: Com o lançamento e aplicação do nosso primeiro livro, “A Matemática dos Empréstimos & Financiamentos no Ensino Médio”, fruto da nossa pesquisa de Mestrado, em 2021, nossos alunos aprenderam sobre os principais sistemas de amortização que regem as compras parceladas no mercado financeiro. Nesses, as taxas de juros encarece bastante o valor compra! Diante disso, os próprios estudantes concluíram que a melhor maneira de fugir destes juros é comprar à vista! Mas sabemos o quanto isso pode ser uma realidade distante para muitos cidadãos em nosso país, especialmente aos jovens recém-concluintes da Educação Básica. Não é da noite para o dia que um desses jovens conseguiria comprar uma casa, um carro, pagar uma viagem e ou até mesmo lidar com um imprevisto financeiro em sua família! Trata-se de situações que exigem uma organização financeira para o acúmulo dos montantes necessários à aquisição desses itens, especialmente no tocante a rendas/salários aquém dos valores desses itens, e para a formação de uma reserva financeira para emergências. Diante disso, esse público carece de estratégias que o auxiliem na decisão sobre a geração dos montantes supracitados. Tais estratégias podem ser aprendidas por meio de conhecimentos matemáticos próprios do Ensino Médio, evidenciando a Educação Financeira, tema transversal obrigatório pela BNCC a partir de 2020.

ICJ: Qual é o público-alvo do livro?

Bruno: A atenção do nosso material se volta aos professores(as) de Matemática de todo o país, na intenção de auxiliá-los no ensino sobre Investimentos Financeiros na sala de aula do Ensino Médio. O título foi publicado recentemente em formato digital (e-book) pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, como parte da Coleção Coletâneas de Matemática (https://sbm.org.br/colecao-coletaneas-de-matematica/), trazendo uma série de sequências didáticas sobre as principais modalidades de investimento, bem como orientações ao professor sobre a condução das aulas. Ao final da obra, são relatadas as experiências vividas pelos autores com duas aplicações deste material que foram base de sua validação, sendo uma delas aqui no Colégio ICJ (https://www.colegioicj.com.br/relaxamento-pos-enem-sqn-alunos-do-3oem-participam-de-projeto-experimental-em-educacao-financeira/). 

 

ICJ: O que diferencia o seu livro de outros que abordam o mesmo tema?

Bruno: Ao regular os conhecimentos e práticas interdisciplinares que devem ser ministradas na Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC destaca a Educação Financeira como um tema transversal e integrador. E é na sala de aula de Matemática que essa Educação Financeira ganhará maior espaço, uma vez que alguns conteúdos, como porcentagens e juros, podem ser usados como germinadores de discussões sobre lucro/prejuízo, índices inflacionários, taxas de juros, compras parceladas e investimentos. 

No entanto, ao(à) professor(a) de Matemática, é necessário a disponibilidade de materiais que lhe permitam promover essa Educação Financeira ora sob aspectos matemáticos (Juros e Porcentagens) ora sob aspectos não matemáticos (hábitos de consumo, planejamentos, orçamentos, etc.).  Uma vez que grande parte dos livros didáticos de Matemática aborda apenas a Matemática Financeira, o docente tem de buscar em outras fontes como abordar os aspectos não matemáticos inerentes à Educação Financeira. E é aqui que nossos produtos emergem: materiais dedicados integralmente ao professor! Esse é o nosso diferencial! 

Ademais, o produto não se configura como uma consultoria em investimentos, mas sim em um estudo das primeiras noções sobre investimentos financeiros e sobre as principais siglas que figuram nesse universo, permitindo a alunos e professores usar a Matemática do Ensino Médio como ferramenta de entendimento desses conceitos. 

 

ICJ: Você acredita que, com este livro, conseguirá ajudar outras pessoas a melhorarem seus investimentos financeiros?

Bruno: Temos no tópico Investimentos Financeiros um item de extrema relevância, por meio do qual, jovens tornam-se aptos a: (i) fazerem escolhas acertadas quanto ao consumo; (ii) a se organizarem financeiramente para administrar bem seu orçamento pessoal; (iii) a pouparem para alcançar suas metas e, principalmente, (iv) a investirem adequadamente para obter bons retornos financeiros. 

Diante disso, acreditamos que os conhecimentos sobre Investimentos Financeiros alcançarão as salas de aula de nosso Brasil, incentivando estudantes e docentes a repensarem e a se planejarem para um futuro financeiro próspero e sem sustos, com aposentadorias tranquilas e patrimônios solidificados. 

O livro está disponível para download no link: https://sbm.org.br/colecao-coletaneas-de-matematica/