Educação Financeira no Jogo da Vida

O professor Bruno, junto com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, realizou uma simulação do famoso “Jogo da Vida” como parte de um projeto da disciplina de educação financeira. O objetivo foi mostrar o impacto das escolhas financeiras e como essas decisões podem influenciar a trajetória de vida dos alunos. Isso incluiu tanto situações provocadas por eles mesmos quanto aquelas que fogem do controle, como desastres naturais, problemas de saúde, acidentes ou crises econômicas, destacando o quanto essas circunstâncias podem afetar a saúde financeira.

O jogo é uma ferramenta poderosa para a educação financeira, pois simula situações reais que os alunos poderão enfrentar ao longo de suas vidas. Através dele, os estudantes são levados a tomar decisões sobre investimentos, gastos e poupança, enfrentando as consequências positivas ou negativas dessas escolhas. Isso os ajuda a compreender, de forma prática, que cada decisão financeira tem um impacto direto no futuro, além de ensiná-los a importância de estar preparados para imprevistos.

Durante a simulação, os alunos experimentaram a frustração de perder casas ou bens devido a situações inesperadas, mas também aprenderam estratégias para minimizar esses impactos, como a criação de uma reserva de emergência e a necessidade de planejamento financeiro. À medida que avançavam no jogo, cada escolha os levava a progredir ou retroceder no tabuleiro. Um exemplo interessante foi a casa 10, intitulada “Aconteceu um imprevisto!”, que oferecia quatro opções: “Alguém da sua família adoeceu (-1 casa)”, “Aconteceu um incidente (-2 casas)”, “Você perdeu o emprego (-2 casas)”, e “Você perdeu seus bens em um desastre natural (-3 casas)”. A partir dessas escolhas, os alunos precisavam decidir como lidar com as adversidades, reforçando a importância das escolhas financeiras no cotidiano.

A prática desse jogo é essencial para preparar os alunos para a vida adulta, ensinando lições valiosas sobre como gerenciar o dinheiro de forma consciente, planejar a longo prazo e evitar armadilhas financeiras. A simulação também estimula o pensamento crítico, à medida que os alunos avaliam os riscos e recompensas de cada escolha.

O projeto também contou com uma palestra de José Geraldo, ex-morador de rua e atualmente empresário no setor comercial. Ele compartilhou suas experiências ao enfrentar dificuldades financeiras e destacou a importância de ensinar educação financeira nas escolas. Uma de suas frases inspiradoras foi: “Um fujão nunca vence, mas um vencedor nunca foge”.

Essa combinação de prática com histórias reais torna a educação financeira mais acessível e envolvente para os alunos, preparando-os para tomar decisões financeiras inteligentes e responsáveis no futuro.