Colégio ICJ é destaque na Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

A OBR, Olimpíada Brasileira de Robótica, foi criada a partir da iniciativa de pesquisadores da área para difundir a robótica na sociedade brasileira, principalmente entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio. No dia 6 de julho, a Olimpíada foi realizada aqui no Colégio ICJ e contou com a participação de várias equipes.

Neste evento, tivemos 70 inscritos na Etapa Regional Centro da OBR de Minas Gerais, com 50 equipes presentes, divididas em 20 equipes de Nível 1 e 30 de Nível 2. O número de pessoas que passaram pelo colégio, incluindo competidores, professores e público, foi estimado entre 350 e 400.

De maneira geral, esses resultados expressivos, como podem ser vistos a seguir, são frutos de uma intencionalidade pedagógica que visa à aprendizagem efetiva dos alunos. A abstração dos conteúdos de física e matemática é resolvida com as práticas da Robótica, que trazem significado para o aluno, facilitando a compreensão e mostrando a aplicabilidade no cotidiano. Portanto, a Robótica vem como uma alternativa inovadora para alcançar o campo do tangível colocando conceitos científicos em prática.

E é exatamente nessa educação que nós acreditamos. Queremos que os nossos alunos estejam preparados para compreender o mundo de forma ampla e plural! O Colégio ICJ parabeniza a todos que participaram e deram seu melhor. Ficamos orgulhosos por cada um de vocês nos representar tão bem.

Confira a classificação das equipes:

Nível 1:
1° Kalangos – ICJ
3° Bob The Robot – ICJ
4° The Life Project – JR
6° Miauu – ICJ
9° Moonlight – ICJ
10° Isaac Newson’s – ICJ
12° TopWare 2.0

Nível 2:
1° The Life Project
2° Monstros OBR – ICJ
12° Ratão e seus amigos – ICJ

13° QR code – ICJ
15° EV4 – ICJ
19° StarEffect – ICJ

Das equipes participantes, apenas os 3o colocados de cada nível garantiram vagas para a próxima etapa. Além disso, ex-alunos, que foram competidores da OBR enquanto estudavam no ICJ, atuaram como voluntários nesta competição, desempenhando o papel de Juízes. Eles avaliaram e pontuaram os trajetos que os robôs realizaram corretamente. Dessa forma, a experiência desses ex-competidores garantiu a aplicação rigorosa das
regras.

Os voluntários desta edição foram: Yasmin Fontoura, Izabella Nunes, Matheus Okano, Arthur Xavier, Sofia Albuquerque, Ronald Nunes, Izabela Garcia, Daniel Cristo, Marina Metzker, Fábio de Souza, Ana Paula Dias, Gabriel Martins, Renan Duarte, Natanael Hauck, Thayná Vianna.

Parabenizamos a todos os participantes e agradecemos pelo empenho e dedicação demonstrados durante o evento.

Confira todas as fotos no evento aqui.