Senhores Pais,
Um fato que tem preocupado a todos nós, pais e educadores, é a disseminação de jogos macabros na internet, entre eles o “Baleia Azul”, e grande repercussão da nova série os “Treze Porquês” (13 Reasons Why), da TV por assinatura.
Como se sabe o público alvo desses jogos e seriados são os adolescentes que podem, no caso, ser induzidos ao medo, à depressão e ao suicídio. O que tem sido divulgado na mídia é que esse jogo ameaça o participante com crueldades à sua família, se quiserem sair ou não cumprir com os comandos enviados.
O Colégio ICJ já iniciou um trabalho preventivo sobre o assunto, em sala de aula, e conta com a participação dos pais no sentido de estarem atentos ao alertas indicados pela Polícia Federal. São eles:
- Os pais devem atrair a confiança dos filhos por meio do diálogo franco e aberto sem qualquer tipo de repressão para que no primeiro sinal de perigo a criança se sinta à vontade para procurar sua ajuda.
- Observe comportamentos estranhos dos filhos como isolamento, tristeza aguda, decepção amorosa, comportamentos depressivos, atitudes suicidas.
- Preste atenção no corpo de seu filho se não existe sinais de mutilação ou queimaduras e se ele está usando camisas de mangas compridas para evitar a exposição dessas marcas.
- Evite que seus filhos fiquem muito tempo na internet ou assistindo filmes na televisão durante a madrugada.
- Observe se seu filho está saindo de casa em horários pela madrugada com o objetivo de cumprir tarefas impostas pelo jogo
- Peça ao seu filho para ser adicionado nas redes sociais deles, fazendo isso você poderá saber o que está se passando com ele e com quem eles estão interagindo. Caso os pais não tenham idade para aprender a conviver com este mundo virtual, eles devem delegar a tarefa para um parente mais próximo (irmão, primo, sobrinho), alguém que o adolescente seja próximo e confie.
- Deixe o computador em um local comum e visível da casa.
- Ao proibir alguma página, explique as razões e os perigos da rede.
- Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais como telefones, endereços, documentos, horário que sai de casa e para onde está indo, localização acessível o tempo todo.
- Evite colocar fotos com locais onde frequenta (clubes, teatros, igrejas), carros (a placa localiza o endereço), casa (mostra onde a pessoa mora).
- Nunca adicione desconhecidos.
(Fonte: Site da Polícia Federal)
Assim sendo, precisamos reagir contra essa corrente do mal. Mais do que nunca é hora de acolher nossos filhos, trazê-los para perto de nós, alertá-los sobre os perigos a que estão expostos nas redes sociais, internet e TV.
Neste momento, o amor educativo é um grande aliado à preservação física, espiritual e mental de nossas crianças e jovens.
Diretoria do Colégio ICJ