Outubro representa um mês de esperança e fé e se tornou muito especial para o ICJ.
Para início de conversa, não foi por acaso que a saudosa D. Elza fundou o Colégio no dia 02 de outubro, data dos anjos da guarda como ela sempre dizia ao se referir a sua missão de educar jovens e crianças, na mensagem do Coração de Jesus.
A palavra anjo tem origem do grego ággelos e significa mensageiro. No Cristianismo, anjos da guarda são entes protetores das pessoas. Eles nos amparam e nos guiam segundo a crença espiritual.
Assim, fazendo uma analogia com a educação, podemos afirmar que o papel da escola é sim o de guiar seus alunos no que diz respeito à aquisição do conhecimento e à formação integral.
As coincidências do ICJ iniciar suas atividades educacionais em outubro vão além. É no mês de outubro que comemoramos o Dia das Crianças, razão da existência do Colégio, uma vez que sem elas não estaríamos completando 57 anos de educação com amor.
Mas a relação de outubro e o ICJ continua. É nesse mês que reverenciamos o professor, aquele que faz a aprendizagem acontecer e a quem confiamos o desenvolvimento intelectual e social de nossos filhos.
Vale lembrar ainda que em outubro festejamos a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Acredito eu que outubro traz em sua concepção algo de esperança e fé. Para os católicos, a grandeza da devoção, para o ICJ o ideal realizado na transformação de um mundo melhor através da educação. E para a Ciência, conectada à preservação da saúde, outubro se veste de rosa no combate ao câncer.
É minha gente, os dias de outubro mexem mesmo com a minha emoção e com a de outras pessoas. Que o diga cada diretor do ICJ, aniversariante de outubro. Parabéns a todos!
E que em outubro, possamos sempre nos emocionar.