Os alunos que participaram da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Rio Grande do Sul, chegaram com muitas novidades e vitórias. A OBR, como é conhecida, ocorreu durante toda uma semana e teve participantes de todo o Brasil.
Yasmin Fontoura, Gabriel Lucas, Mateus Assis e Ronald Rodrigues, do 8º ano, Sofia Albuquerque, do 2º ano do Ensino Médio e Alice Campos, do 3º ano do Ensino Médio foram à competição representando duas equipes do Colégio ICJ, The Life Project Jr 1 e Equipe Two. Entusiasmados com os resultados e a viagem, os alunos contam que foi uma experiência incrível e que querem participar outras vezes, trazendo novas vitórias.
O 6º lugar do nível em que participaram ficou com a equipe The Life Project Jr 1, que conquistou, também, o 1º lugar no desafio relâmpago lançado durante a competição, o Super Team. Nesta última modalidade a equipe precisou se relacionar com uma outra equipe para programar um resgate de robôs, com circuitos.
“O resultado veio mediante tamanho esforço dos meninos, desde o começo das atividades em março. Então todo esse trabalho agora deu um resultado e passaram a ter a noção do que é trabalhar duro para alcançar o objetivo”, comenta Pablo Carvalho, técnico que acompanhou os estudantes em toda a trajetória. Além dele, Jade Rezende, que também já participou de competições passadas como aluna, em 2019 foi para o OBR como técnica. Para ela, são duas experiências totalmente diferentes, com responsabilidades diferentes: “É muito bom ver neles o resultado que a gente espera. Eles aprendem muito, crescem bastante com isso e veem o trabalho deles sendo reconhecido. Pra gente, como técnico, também é bacana, vendo o trabalho deles tendo frutos e resultados”.
Para ver as fotos de toda a viagem e da competição, acesse o Flickr do Colégio: