Visita Técnica: Um Mergulho na História em Ouro Preto e Mariana

Com o objetivo de proporcionar aos alunos do 8º ano uma oportunidade de aprendizado, reflexão e socialização fora do ambiente tradicional de ensino, o Colégio ICJ organizou uma visita técnica às cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. A iniciativa reforça o compromisso da escola em promover atividades que vão além da sala de aula, enriquecendo o processo educacional por meio de experiências práticas e culturais.

Atividades como essa são essenciais para expandir o conhecimento dos alunos, permitindo que vivenciem na prática os conteúdos abordados em sala de aula. Fora do ambiente escolar, os estudantes têm a chance de interagir diretamente com a história e a cultura, o que estimula a curiosidade e o pensamento crítico. Além disso, momentos de convivência entre colegas e professores, em um contexto diferente, promovem a socialização e fortalecem o vínculo com a comunidade escolar.

A cidade de Mariana, reconhecida como o mais antigo povoado de Minas Gerais, foi fundada no final do século XVII por bandeirantes que buscavam ouro nos rios da região. A visita a Mariana permite aos alunos compreenderem melhor o processo de colonização e exploração dos recursos naturais, ampliando sua visão sobre o impacto histórico e cultural dessa época no estado.

Ouro Preto, tombada como Patrimônio Nacional em 1938, é um exemplo de preservação da memória cultural brasileira. O movimento de proteção iniciado pelos modernistas na década de 1920 tem grande relevância para a valorização do patrimônio histórico. A arquitetura colonial, as igrejas barrocas e o passado ligado à mineração tornam a visita a Ouro Preto uma aula viva de história e arte, proporcionando aos alunos a oportunidade de visualizar e contextualizar tudo o que aprendem nos livros.

Atividades extracurriculares como essa proporcionam momentos inesquecíveis e ajudam os estudantes a formar uma conexão mais profunda com o conteúdo pedagógico. No Colégio ICJ, a valorização dessas experiências é parte fundamental da proposta educativa, que busca integrar o conhecimento teórico com vivências práticas.