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Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio

Apresentação

Apresentação

O Novo Ensino Médio é um modelo que reforça o protagonismo estudantil e a construção da cidadania. Dessa forma, as mudanças apresentadas nesta Reforma Curricular propõem a estruturação de uma aprendizagem centrada no estudante, propicia que esses busquem por novos desafios e tenham autonomia para escolher onde desejam investir o potencial cognitivo e socioemocional, capacitando-os mais e melhor para a resolução de demandas complexas da vida cotidiana.

Durante a implantação do novo currículo haverá um aumento progressivo da carga horária e maior flexibilização das disciplinas oferecidas. Assim, os estudantes serão estimulados cada vez mais a exercer seu poder de escolha para a construção de seus projetos de vida.

Em síntese, a reformulação do ensino médio tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas necessidades e enredamentos do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Histórico e Legislação

Histórico e Legislação

Em 2017, durante o Governo Temer, foi aprovada a reforma do ensino médio, mudança que ficou conhecida como Novo Ensino Médio. A homologação ocorreu em 2018, alterando as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BNCC) e estabeleceu novas estruturas do ensino.

A Lei 13.415/2017 modificou a legislação educacional preconizando mudança, revisão do atual modelo curricular das escolas e ampliando o tempo mínimo do estudante para 3.000 horas nos três anos sequenciais.

No Novo Ensino Médio, a partir da 1ª série desse, os estudantes poderão escolher parte dos conhecimentos que irão se aprofundar. Dessa forma, as aprendizagens estarão mais sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos discentes, bem como com os desafios da sociedade contemporânea.

Em conclusão, a partir de 2022, todas as escolas devem colocar em prática, de maneira gradual, as novas exigências desta Legislação.

Novo currículo

Novo currículo

Pela Reforma do Ensino Médio, o currículo passa a ser dividido em dois:

◾️ A Formação Geral Básica é a parte comum do currículo na qual todos os estudantes terão acesso aos conhecimentos essenciais para a sua formação integral, construída a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

◾️ Os Itinerários Formativos, que vinculam as competências das áreas do conhecimento (BNCC) a eixos estruturantes e ao Projeto de Vida: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

 

Itinerários-Formativos

Itinerários Formativos

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são um conjunto articulado de unidades curriculares que promovem o aprofundamento em uma Área do Conhecimento ou Itinerários Integrados, com mais de uma área.

Os Itinerários Formativos são um conjunto articulado de unidades curriculares que promovem o aprofundamento em uma Área do Conhecimento ou Itinerários Integrados, com mais de uma área.

Nesse sentido, uma das mudanças do Novo Ensino Médio permite que as escolas escolham como vão ocupar 40% da carga horária dos três anos do ensino médio, sendo que 60% será composto de um conteúdo mínimo obrigatório definido pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A implantação de Itinerários Formativos é uma das obrigações das instituições de ensino. As escolas devem oferecer aos alunos pelos menos um dos quatro itinerários:

  • Linguagens e Suas Tecnologias;
  • Matemática e Suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

O objetivo dos Itinerários Formativos é promover e preparar o aluno para o mercado de trabalho com experimentos e vivências nas áreas do conhecimento, permitindo que os primeiros passos sejam dados para a área acadêmica e, principalmente, no empreendedorismo e no mercado de trabalho.

Os itinerários formativos são compostos pelo Projeto de Vida, pelas Trilhas de Aprofundamento e pelas Eletivas.

itinerario

Uma das funções do componente Projeto de Vida é promover reflexão com os estudantes sobre o que se deseja, além de conhecer as possibilidades do Novo Ensino Médio, para serem capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.

Eixos Estruturantes

Eixos Estruturantes

A proposta metodológica dos Itinerários Formativos pode contemplar um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes podem escolher no Ensino Médio, vinculando as competências das áreas do conhecimento (BNCC) aos seguintes eixos estruturantes:

  • Investigação Científica
  • Processos criativos
  • Mediação e Intervenção Sociocultural
  • Empreendedorismo

Novo Ensino Médio

O programa Novo Ensino Médio do Colégio ICJ+, implementado desde 2022, está pautado em um trabalho voltado para a construção de estudantes autônomos e dinâmicos, que vivem em seu tempo cada dia mais desafiador. O adolescente, nesse cenário, precisa desenvolver o seu protagonismo, respeitando as individualidades e com senso crítico, analítico e questionador em relação ao mundo.

O início dessa evolução do sujeito autônomo está no ato do jovem entender a necessidade de se tornar excelente estudante, pois independente da profissão ou estilo de vida que quiser seguir, nada é ou está estático no mundo contemporâneo e o desenvolvimento deve ser diário.

 Uma profissão é certa em sua vida: SER ETERNO ESTUDANTE!

Parceria Educacional

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Desde o princípio da implantação do Programa Novo Ensino Médio do Colégio ICJ+, o Colégio ICJ inovou no processo, viabilizando a parceria com instituições de ensino superior, unindo o projeto pedagógico do colégio à expertise universitária.

A cooperação mútua entre as instituições educacionais favorece ao estudante do Ensino Médio o desenvolvimento de habilidades com professores da universidade, o contato com os laboratórios e ambientes do ensino superior, além do início da vivência na vida universitária.

A universidade oferece as disciplinas eletivas do currículo, com temas diversificados, que são desenvolvidos de forma presencial nas instalações e laboratórios do parceiro.

Em 2024 o parceiro educacional é o Centro Universitário Newton, que faz do Grupo Splice, uma holding com 50 anos de existência e 100% brasileira. Possui 175 cursos, distribuídos nas seguintes modalidades Graduação Presencial, Graduação EaD, Graduação EaD com alta presencialidade e Pós-graduação EaD. Saiba mais sobre a Newton, AQUI

Estrutura

O Ensino Médio no Colégio ICJ se estrutura mediante a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), no qual as principais alterações exigidas já são uma realidade vivenciada:

1 – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC

  • Currículos reelaborados com a oportunidade de colocar em prática a proposta de flexibilização curricular;
  • Disciplinas referenciadas na BNCC como Formação Geral Básica: Português e Matemática em todas as séries do Ensino Médio;
  • Projeto de Vida é a disciplina que busca desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais capazes de orientar o estudante na realização de um projeto ao longo de sua vida (1ª e 2ª séries);
  • Na 3ª série oferecemos junto o POP – Projeto de Orientação Profissional, junto ao Projeto de Vida. O projeto de Vida é uma disciplina ministrada por docente graduada em Psicologia e com Especialização em Coaching, ajudando o estudante a estabelecer e conquistar metas e objetivos no seu Projeto de Vida, renovando completamente a autogestão e o protagonismo juvenil.

2 – A ESCOLHA POR ITINERÁRIOS FORMATIVOS

  • Caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao Projeto de Vida, preocupamos em oportunizar para nossos estudantes disciplinas formativas para todas as áreas de atuação profissional como: Literatura, Redação Técnica, Educação Financeira, Robótica aplicada à Física, Projetos de Atualidades e Problemas Sociais Brasileiros e no Mundo;
  • Disciplinas Eletivas em parceria a universidade

3 – AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

Nossos estudantes retornam para o contraturno de terça à quinta-feira com atividades de:

  • Aulas regulares de complementação de nossa Proposta Curricular Robusta alinhada com nossa Proposta Pedagógica e o Material Didático do Sistema de Ensino Bernoulli;
  • Realização de Provas e Simulados fora da carga horária disponibilizada para as aulas regulares curriculares;
  • Atendimento Personalizado no Laboratório de Redação com o objetivo de melhoria do processo de criação e escrita dos estudantes, tornando-os autores mais conscientes e, ainda, considerando que Redação é uma nota distinta nos Exames do ENEM, o ICJ trabalha no aprimoramento da Redação NOTA 1000.
  • Projetos específicos de aprimoramento do poder argumentativo dos nossos jovens como simulações de questões sociais, econômicas e políticas do Brasil e no mundo. SIMI-ICJ;
  • Aulas dos Cursos de Formação das Eletivas em parceria com a universidade.

Objetivo

O programa ICJ + do Novo Ensino Médio do Colégio ICJ tem por objetivo:

  • DESENVOLVER as “future skills” ou habilidades do futuro;
  • PROMOVER valores universais;
  • APROFUNDAR e AMPLIAR aprendizagens;
  • CONSOLIDAR formação integral.

Distribuição da carga-horária

Formação Geral Básica – 2400 horas (mínimo exigido é de 1800 horas):

  • Linguagens e Suas Tecnologias;
  • Matemática e Suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Itinerários Formativos – obrigatória – 200 horas/ano:

  • Projeto de Vida;
  • Projeto de Orientação Vocacional;
  • Mais Redação;
  • Literatura;
  • Educação Financeira;
  • Robótica.

Eletivas – Parceria Newton – 100 horas/ano:

  • Lógica e Programação por meio de Jogos
  • Direito através do cinema
  • Iniciação ao Software AutoCAD 36 32 18hlogos_newton_2021
  • Noções básicas de primeiros socorros veterinário e humano
  • Introdução à anamnese com aferição de sinais vitais
  • Interpretação de exames laboratoriais: sangue, fezes e urina
  • Vacina: a importância para a humanidade
  • Introdução à avaliação de capacidade funcional humana
  • Massoterapia
  • Processos Psicológicos básicos

2400-horas