Utilizando a metodologia proposta pela Zoom Education, as turmas de 9º ano aprenderam sobre as diferenças entre peso e massa e as diferentes maneiras de medir a massa dos objetos.
O desenvolvimento da aula se deu a partir da leitura de textos sobre instrumentos e sistemas de medida. Em seguida, separados em equipes, os alunos construíram o protótipo de uma balança e compreenderam o seu funcionamento, especialmente o uso do sensor giroscópio, responsável pela detecção da variação angular causada por cada uma das massas colocadas na balança.
Por fim, as equipes foram desafiadas a programar o equipamento da Lego Mindstorm EV3 para que a variação angular no sensor giroscópio fosse mostrada no visor de forma a estabelecer a relação entre massa e grau.
Nessa aula, as alunas Izabela Garcia (9ºA) e Maria Eduarda (9º B) conseguiram, através da programação, ir além da atividade e transformaram o protótipo em uma balança digital.
Assim, foram desenvolvidas, de maneira efetiva, as competências de modelar, raciocinar e realizar investigações!