Uma escola em movimento na construção do conhecimento

O Projeto “Uma escola em movimento na construção do conhecimento”, elaborado pela equipe de Ciências Humanas junto aos alunos, teve o objetivo de contar a história do Colégio ICJ ao longo de seus 60 anos, abordando diversos aspectos como a sua criação, as transformações pelas quais já passou, os aspectos arquitetônicos, as histórias de alunos, ex-alunos, professores e administradores, os saberes, as normas e os vários projetos e eventos realizados pela escola.

Durante a Primeira Etapa de 2021, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio engajaram-se na atividade, que teve culminância em um sábado letivo de Abril. O objetivo principal era elucidar o conceito de memória e identidade do Colégio, além de destacar os saberes culturais, históricos, ambientais, estruturais e pessoais, produzidos por várias gerações durante os 60 anos de história. Entende-se que tudo, desde o início do Colégio ICJ, em 1961, foi baseado nas formas de compreender a educação e o mundo e suas representações. A educação com amor, o respeito ao próximo e à diversidade e a responsabilidade social e ética sempre estiveram presentes. E, com as pesquisas para o projeto, os alunos puderam reafirmar isso.

Durante a elaboração de “Uma escola em movimento na construção do conhecimento”, os alunos tiveram a oportunidade de unir-se aos ex-alunos, conhecendo suas histórias e relatos. Esses encontros mostram a necessidade e a importância de se manter viva a memória individual e coletiva, possibilitando uma análise mais concreta e real, para além daquilo que se ouve falar. É importante citar também que o Colégio ICJ, ao longo dos anos, passou por atualizações, mas manteve suas características principais, como a educação com amor e a formação de um indivíduo ético e moral. Isso demonstra que atualizações podem e devem ocorrer, mas sem perder seus traços originais e marcantes que a diferenciam e a tornam única.

Os alunos produziram diversos vídeos para a apresentação do Projeto e você pode ver alguns deles clicando aqui!

Alunos produzem a 1ª edição do Jornal ICJ e resultado é surpreendente

A primeira edição do Jornal ICJ, totalmente virtual, foi produzida pelos alunos do Maker de Comunicação, sua divulgação ocorreu em Maio e está muito bacana! O projeto realizado pelos alunos sob a orientação da professora Aline Zagnoli, contou com diversos temas como uma entrevista com a professora de Geografia, Valéria Alvarenga; as mudanças físicas do Colégio ICJ ao longo dos anos; a saúde mental em tempos de pandemia; além das atividades físicas e dicas que podem ser realizadas durante o distanciamento social.

Ao longo de toda a atividade, que foi produzida coletivamente, os alunos tiveram uma grande evolução, já que a responsabilidade, o comprometimento e o engajamento eram essenciais para o sucesso do jornal. A professora, durante o percurso, sempre esteve por perto, dando os direcionamentos necessários, mas foram os alunos que colocaram a mão na massa e buscaram um resultado satisfatório.

Ao final do projeto, a professora conversou com os alunos sobre a necessidade de sempre irmos em busca de um resultado melhor do que conseguimos anteriormente. Com comprometimento, a evolução será certa e essa ideia pode ser desenvolvida em vários outros âmbitos da vida: ser uma melhor versão de si mesmo a cada dia que passar.

Zagnoli afirma, e sempre ressalta em seu depoimento sobre o projeto, que os alunos demonstraram ter muita autonomia. Eles definiram os conteúdos que seriam divulgados, o que achavam importante para se destacar nas áreas da educação, saúde e economia, buscaram imagens sem direitos autorais e muito mais. Parabenizamos os alunos do Projeto Maker de comunicação, por todo o esforço, responsabilidade e participação. 

Ficou curioso para ver a 1ª edição do Jornal ICJ? Clique aqui!

Colégio ICJ adota Google for Education

O uso da tecnologia no contexto escolar é algo cada vez mais comum e foi acelerado ainda mais devido à Pandemia da Covid-19. As ferramentas educacionais vêm crescendo rapidamente em todo o mundo, incentivadas pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações – TICs. Dessa forma, a Google desenvolveu um pacote de ferramentas para facilitar o dia a dia de alunos e professores: o Google for Education, que auxilia no processo de ensino aprendizagem, tanto em ambientes tradicionais, quanto no ensino à distância.

Sempre focado nas novas tecnologias e tendências educacionais, o Colégio ICJ firmou parceria com a Google. E os benefícios da parceria são inúmeros: aumento do engajamento entre alunos e professores, apoio no desenvolvimento de habilidades, como a resolução de problemas e o trabalho em grupo, e maior tempo focado na execução de atividades. Além disso, todas as ferramentas recebem atualizações automáticas, o que permite aos usuários terem acesso às mais recentes versões. O Google for Education possui um alto padrão de segurança de dados, o que impede a invasão de hackers e vírus. A administração das ferramentas é feita nos servidores da Google e gerenciada pela Safetec Informática. Para os usuários, a estrutura necessária nada mais é do que um dispositivo com acesso à internet.

O pacote de ferramentas contempla:

  • Gmail (serviço de E-mail para todos os usuários, com busca inteligente, filtro de SPAM e sem anúncios);
  • Agenda (para o planejamento e agendas compartilhadas);
  • Chat (ferramenta de comunicação inteligente e segura para equipes, com mensagens diretas e salas de chat em grupo);
  • Google Docs (documentos, planilhas e apresentações acessíveis em qualquer lugar ou dispositivo, compartilháveis e com edição simultânea);
  • Google Drive (espaço para arquivamento de documentos acessíveis em qualquer dispositivo e compartilháveis);
  • Formulários (ferramenta para pesquisas e testes em tempo real);
  • Sites (websites para uma turma, uma equipe ou um projeto com o criador de sites fácil de usar);
  • VAULT (retenção e Auditoria de mensagens, com facilidade de pesquisa e exportação de dados);
  • Classroom (área para criação, compartilhamento e correção de tarefas).

O Colégio ICJ, com esta plataforma, busca transformar a maneira como alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos.

 

 

Colégio ICJ promove Catequese para alunos do Ensino Fundamental

O Colégio ICJ oferece, anualmente, a catequese para aqueles alunos que possuem o interesse em realizar a Primeira Eucaristia. Em 2021, as aulas estão acontecendo em um modelo virtual, pela Plataforma Zoom, e tiveram início em Abril. O curso conta com a participação de alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, que estão participando com muito entusiasmo e orientados pela catequista Viviane Saldanha.

A Catequese significa a educação para a fé. Durante as atividades, as crianças reforçam e aprofundam os bons ensinamentos da família, florescendo e dando bons frutos, entendendo sobre os valores humanos fundamentais. Alguns encontros também são realizados entre os pais e o Padre Valdioney, da Paróquia São Vicente de Paulo. Estes momentos são considerados únicos e de comunhão entre família, catequizandos, escola e Igreja.

A Primeira Eucaristia será realizada em 2022, quando os alunos receberão a hóstia, afirmando o vínculo com Cristo, a caridade e o amor ao próximo.

A pessoa no espelho – Autoavaliação no 9º ano EFII

A professora de Arte, Anair Rezende, promoveu uma atividade no 9º ano A EFII, sobre autoavaliação. Após verem o vídeo “A pessoa no espelho”, de Camila Zen, os alunos fizeram uma reflexão.

É muito fácil ver os erros dos outros e perceber onde a sociedade precisa mudar. Porém, a mudança deve começar por nós mesmos, fazendo a nossa parte, sem esperar do outro ou fazer julgamentos.

A ideia da atividade era despertar o pensamento crítico e o interesse nas aulas e atividades escolares. A professora pediu que os alunos pensassem em qualidades próprias, que começassem com a primeira letra de seus nomes e que tivesse uma relação com a escola e os estudos. O resultado foi a nuvem de palavras, apresentada abaixo.