É de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos auxilia na prevenção de doenças como obesidade e problemas cardíacos. O que poucas pessoas sabem, ou pouco acreditam, é que a prática constante de atividades físicas também é muito importante para a saúde mental.
Principalmente durante o período de distanciamento social, em que ficamos mais parados devido a necessidade de ficar em casa no maior tempo possível, torna-se um grande aliado. Ou seja, contribui tanto para o bem-estar físico quanto para a disposição na realização de tarefas e na diminuição do estresse e ansiedade.
Devido à quarentena não é aconselhável sair ou ir à academias, já que a possibilidade de transmissão e contaminação por coronavírus existe e é grande. Então, mesmo em casa, é possível realizar as atividades, sempre praticando com cuidado para evitar problemas posturais, por exemplo.
Porém, é preciso manter uma rotina de cuidados pessoais para que a atividade física ganhe ainda mais valor e sensação de bem-estar. Para isso, além da rotina de exercícios, mantenha uma alimentação adequada, um sono regulado e dedique um tempo para ficar com a família.
As práticas de exercício físico, dar risada e relembrar bons momentos produzem a endorfina, conhecida como hormônio da alegria. Essa substância natural, quando liberada, reduz o estresse e a ansiedade, melhora o humor e relaxa a mente e o corpo.
No gráfico abaixo, produzido pelo Hospital Santa Mônica, podemos identificar muitos outros benefícios como o aumento do poder intelectual e a melhora da memória, veja só:
Fonte: Hospital Santa Mônica, 2017
Agora que você já sabe a importância de cuidar de sua saúde física e mental, está na hora de começar a praticar. O Colégio ICJ possui alguns vídeos da equipe de Educação Física, que auxiliam em alguns exercícios. Basta entrar em nossas redes sociais Facebook e Instagram para ter acesso.
Fonte: GYMPASS. A importância da atividade física para a saúde física e mental. [S. l.], 2020. Disponível em: https://news.gympass.com/atividade-fisica-para-saude-fisica-e-mental/. Acesso em: 25 jun. 2020.