Funcionamento do ICJ nas férias

No período das férias escolares o Colégio ICJ continua aberto para atender às demandas da nossa comunidade. No entanto, em função da escala de férias do corpo técnico-administrativo, os diversos setores têm seus horários de atendimento modificados.

Veja como fica o funcionamento de segunda a sexta-feira:

  • Recepção:

Dias 24, 25, 31/12 e 01/01 – não haverá funcionamento.
De 26/12/18 a 31/01/19 – das 8h às 17h45

  • Tesouraria:

Dias 24, 25, 27, 31/12 e 01/01 – não haverá funcionamento.
De 28/12/18 a 31/01/19 – das 8h às 17h45
Intervalo de almoço: 12h às 13h

  • Secretaria Escolar:

Dias 24, 25, 31/12 e 01/01 – não haverá funcionamento.
De 28/12/18 a 31/01/19 – das 8h às 17h45
Intervalo de almoço: 12h às 13h

  • Livraria Coração de Jesus:

Dias 24, 25, 31/12 e 01/01 – não haverá funcionamento.
De 26/12/18 a 31/01/19 – das 8h às 18h

A partir do dia 1º de fevereiro os horários voltarão ao normal no Colégio ICJ começando o atendimento às 7h15 e terminando às 18h.

Reuniões sobre a parceria ICJ e Bernoulli

O Colégio ICJ firmou uma parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli com intuito de empreender esforços para atender com qualidade as demandas de nossa época.

A parceria foi apresentada para a comunidade ICJ nos meses de novembro e dezembro de 2018.

Inicialmente, houve uma reunião com os funcionários, na qual foram alinhadas informações, procedimentos e as novidades para o próximo ano. Os professores realizaram, ainda, um treinamento pedagógico voltado para capacitação das equipes com o novo material didático.

As Diretorias de Ensino, Pedagógica e Executiva, juntamente a equipe do Bernoulli, também visitaram as salas do 5º ano ao Ensino Médio e realizaram reuniões com os pais de alunos veteranos e novatos, detalhando a proposta do sistema.

Em todos os momentos, foi destinado um tempo específico para que os presentes pudessem tirar suas dúvidas e suscitar discussões sobre a parceria.

Desde o princípio, o ICJ deixou claro que a mudança traria um aliado reconhecido pela excelência metodológica e sua notória reputação na obtenção de bons resultados, contudo, sem abrir mão da “educação com amor” e do lado humano de afeto e de atenção individualizada que sempre esteve presente no DNA do Colégio.

A Direção do ICJ aproveita a oportunidade para agradecer a presença e participação dos pais e colaboradores, convicta de que as novas propostas estão conectadas com uma linha educacional moderna, que prepara os alunos para os desafios do seu tempo!

Confira as fotos: https://flic.kr/s/aHskKTpcqv

A virada do calendário

Olá, leitores!

Estamos nos “finalmente” de 2018 e agradeço a todos vocês que compartilharam conosco as mensagens do Pense Nisso!

Desejo-lhes um feliz Natal e um 2019 propício à realização de seus sonhos. Acredito que a esperança e a persistência são o caminho para concretização de nossos ideais.

A chegada de um novo ano sempre nos enche de expectativas e ressignificação de nossos projetos. Geralmente fazemos um balanço de tudo o que vivenciamos, o que foi bom ou o que ficou a desejar, e partimos para o planejamento de outras ações rumo ao alcance de nossos futuros objetivos.

O certo é que a virada do calendário anual parece nos mover em busca de um novo tempo, de um desejo imensurável de paz, de benevolência e de mudanças.

O período de dezembro que antecede o Natal é considerado o tempo do Advento. Etimologicamente, o termo significa a vinda ou a chegada Daquele que é a luz do mundo. Daí a renovação de nossas esperanças e da aliança de amor em Cristo no sentido de praticar o bem, a justiça, a caridade, a fraternidade. Assim espero.

Que a trajetória de vida de cada um de nós, no próximo ano, continue a seguir os passos do Criador. E que Ele nos conduza ao renascimento de um mundo melhor.

Cultura afro-brasileira e consciência negra

Na aula do dia 27/11, os estudantes do Ensino Médio desenvolveram um trabalho que colocou em pauta a questão da consciência negra, perpassando os campos de gastronomia, artes, educação, sistema carcerário, sexualização e feminicídio.

A professora de Literatura, História da Arte e Língua Portuguesa, Alexsandra dos Santos Sousa, propôs a atividade não como uma exigência curricular, mas com vistas a operar um movimento de discussão sobre as condições pelas quais ocorreu a abolição da escravatura no Brasil.

O foco do debate voltou-se para a forma como as heranças históricas, culturais e sociais enraizadas ao longo de 386 anos de exploração desumana da mão de obra negra de origem africana, marcaram profunda e definitivamente a estrutura política brasileira.

Confira a galeria de fotos: https://flic.kr/s/aHsmsvWRff

Apresentação de alunos do Circo

Os alunos que praticam aulas de Circo pela Escola de Esportes e Arte ICJ deram um show de talento na apresentação de encerramento do ano letivo, dia 10/12.

As crianças se dedicaram muito ao decorrer do ano nas atividades propostas pela escola de circo Troupetralha e demonstraram grande evolução na performance final.

Os pais assistiram encantados a cada acrobacia e a Coordenadora Elizete Martins foi só elogios: “Foi um sucesso. Estão todos de parabéns!”.

Confira os vídeos e fotos: https://flic.kr/s/aHsmxqHwHd

 

O novo enfoque da Educação Infantil

O ensino brasileiro tem sofrido relevantes transformações a começar pela Educação Infantil, que atende hoje crianças de zero a cinco anos.

Até pouco tempo, esse nível de escolaridade era visto como um espaço para acolher crianças cujos pais necessitavam trabalhar. Havia nesse contexto uma linha de ação educacional voltada para o desenvolvimento integral da criança, porém não havia uma extensão incluída da LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

Com as recentes mudanças relacionadas ao século XXI, a Educação Infantil passou a ser parte integrante da Educação Básica.

Portanto, até os três anos a criança se insere no segmento creche e a partir dos 4 até os 5 anos na pré-escola.

A atual BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece para a Educação Infantil os eixos estruturantes das práticas pedagógicas centradas nas interações, nas brincadeiras e no reconhecimento da criança como sujeito histórico e de direitos. Assim sendo, são seis os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil que norteiam a intenção educativa: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

Já a organização desse currículo abrange cinco campos de experiência que se relacionam aos saberes e aos conhecimentos fundamentados a serem vivenciados pelas crianças e mediados pelos educadores.

1 – O eu, o outro é nós: experiências sociais na família, na escola, na coletividade, de outros grupos sociais e culturais.

2 – Corpo, gestos e movimentos: o corpo e seu espaço físico, seus movimentos etc.

3 – Traços,  sons, cores e formas: as diferentes manifestações artísticas,  culturais e científicas, as artes visuais e demais.

4 – Escuta, fala, pensamento e imaginação: situações comunicativas cotidianas, recursos vocais, a escrita como sistema de representação da língua, a leitura, dentre outras.

5 – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: diversos espaços, fenômenos naturais, socioculturais, o mundo físico e outros.

Como se vê, o atual currículo da Educação Infantil é um documento que aponta aprendizagens essenciais e indispensáveis a todas as crianças até 5 anos. Uma referência nacional obrigatória para a elaboração das propostas pedagógicas das escolas infantis.

Fonte: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 20 ago. 2018.

Cantata de Natal da Educação Infantil

No sábado, dia 01/12, a Educação Infantil promoveu uma linda Cantata de Natal.

Os alunos apresentaram músicas em português e inglês e encantaram a todos com suas performances.

Até o Papai Noel prestigiou o evento! Com sua roupa vermelha, barba branca e muita magia natalina, fez a alegria das crianças e seus familiares!

O espírito de solidariedade também esteve presente e veio em forma de doação de brinquedos, destinados para a Casa Mãos de Maria, que abriga bebes retirados do poder familiar por decisões judiciais, e Creche Anália Franco, para crianças carentes.

Os alunos do Maternal II fizeram um show a parte no Colégio e abrilhantaram ainda mais a comemoração!

Reiteramos aqui o nossa gratidão pela parceria das famílias em 2018! Esperamos que em 2019 possamos continuar trilhando juntos um caminho de muito sucesso!

Confira as fotos: https://flic.kr/s/aHskKpwQxR

 

Festival de Dança “Broadway”

No dia 05 de dezembro aconteceu o Festival de Dança “Broadway”, das turmas de baby class, jazz e dança do ventre da Escola de Esportes e Artes ICJ.

Foram realizadas 13 performances em 3 atos inspirados nos famosos musicais do teatro nova-iorquino, tais como Cats e Chicago.

O evento foi um sucesso e as meninas deixaram os presentes encantados com o espetáculo apresentado.

Reforçamos que, para chegar a este momento, foi necessário muito esforço e dedicação por parte de todos os envolvidos.

Parabenizamos as alunas, que deram um show de dança, carisma e beleza!

Um “muito obrigado” especial à Coordenadora Elizete Martins e às professoras Ursula Abreu, Jade Gurgel e Maisa Soares pelo empenho e comprometimento.

Agradecemos também aos familiares por todo apoio às iniciativas e projetos da Escola de Esportes e Artes!

Confira as fotos e vídeos do evento: https://flic.kr/s/aHskKoVA76

Prática de slime do 6º ano

Dia 05/12, a técnica de laboratório Cintia de Souza, juntamente a professora de Ciências Regina Nascimento, realizaram com o 6º ano uma aula diferente, na qual produziram diversos slimes.

Na atividade, as turmas colocaram em prática seus conhecimentos sobre misturas e reações de forma lúdica e divertida!

Cintia relata que “Foi uma festa só! Eles ficaram encantados ao ver o resultado de algo que eles mesmos criaram e saíram do laboratório dizendo que foi a melhor aula que já tiveram”.

Literalmente, os alunos encerraram o ano colocando a mão na massa!!!

Confira a galeria de fotos: https://flic.kr/s/aHskKfxfUR